Componentes da Interface

Pesquisa

A opção de pesquisa dentro de uma aplicação móvel é fundamental e nos casos de aplicações muito complexas, são a melhor forma para o utilizador encontrar o que procura.

Barra de Pesquisa

Esta barra deve ser claramente visível e o seu funcionamento deve ser fácil de entender. A barra, sempre que possível, deverá ser um campo de input completo e deve-se evitar o uso de apenas um ícone de pesquisa.

Esta recomendação, surge pelo facto de que, quando se usa apenas o ícone de pesquisa para indicar a existência desta opção, ao selecionarmos o ícone estaremos a esconder o contexto obrigando o utilizador a efetuar mais interações para conseguir realizar a pesquisa:

  • Clicar no ícone
  • Esperar que apareça o campo
  • Clicar no campo de input
  • Preencher o conteúdo da pesquisa.

Ao apresentar o campo completo, o utilizador precisa de apenas duas interações:

  • Clicar no campo de input
  • Preencher o conteúdo da pesquisa

Se a pesquisa for a forma predominante de navegação, deverá ser apresentada em primeiro plano ao entrar na aplicação:

Exemplo campo de pesquisa numa posição predominante
Usar ícone de lupa

Uma barra de pesquisa deve sempre ser acompanhada por um ícone de lupa. Os utilizadores já estão acostumados a este padrão e ajuda a identificar mais facilmente o campo. O ícone deverá ser o mais simples possível. Quanto mais detalhe apresentar o desenho do ícone, mais complicada será a interpretação do utilizador.

 
Exemplo de ícone simples de lupa
Escolher um bom padrão

O uso de um bom padrão da funcionalidade de pesquisa pode reduzir o esforço do utilizador, especialmente quando o utilizador necessita de realizar ações repetitivas, ou em situações onde precisa de usar precisão.

Os dados pré-preenchidos automaticamente num formulário com dados sugeridos, podem em muitos casos ser precisos o suficiente para o utilizador não necessitar de efetuar qualquer preenchimento. Um bom exemplo é o uso de georreferenciação para preencher a localização atual, quando se pretende obter direções para outra localização.

Sugestões Automáticas

Provavelmente, o padrão de pesquisa mais útil que surgiu na Web 2.0 foi a apresentação de sugestões automáticas. Estas sugestões são usadas para reduzir a entrada de dados e fornecer resultados imediatos.

Deverá sempre fornecer sugestões automáticas da forma mais rápida possível, como após introduzir um terceiro caracter para fornecer valor imediato e reduzir o esforço de entrada de dados no campo de pesquisa.

Exemplo do uso de sugestões automáticas
Pesquisa Recentes e Guardadas

Mesmo quando os utilizadores estão familiarizados com o uso de pesquisa, a pesquisa exige que eles recuperem informações da sua memória. É por isso que as aplicações devem armazenar todas as pesquisas recentes para fornecer esses dados ao utilizador na sua próxima pesquisa. Assim reduzimos o tempo e o esforço que utilizador precisa para procurar novamente o mesmo item.

Exemplo de pesquisas guardadas

Esta opção funciona particularmente bem em aplicações onde o utilizador precisa de repetir a mesma pesquisa.

Pesquisa por voz

Por vezes surgem situações em que, para o utilizador, se torna difícil escrever no telefone e é propenso cometer erros. Em alguns casos, para utilizadores com alguma limitação momentânea ou mais definitiva, a escrita pode limitar a acessibilidade da aplicação. Nestes casos a opção de poder realizar a pesquisa por voz apresenta-se como uma boa alternativa.

Exemplo do uso de pesquisa por voz

Basicamente, em qualquer aplicação que tenha um campo de pesquisa, pode ser adicionada a opção para efetuar a pesquisa por voz. Este padrão é uma boa opção para aplicações que vão ser usadas em movimento.

Alerta

Embora a opção de pesquisa por voz seja uma boa opção, ainda há limitações e está dependente da qualidade do programa de reconhecimento de voz disponível no equipamento.