Componentes da Interface

Permissões

Devido às diferentes funcionalidades disponíveis nos dispositivos móveis, muitas vezes é necessário solicitar a permissão do utilizador para poder aceder a determinado tipo de conteúdos e funcionalidades. A forma de como abordamos e quando abordarmos o utilizador é muito importante e pode fazer a diferença entre ser intrusivo ou realçar a experiência da aplicação.

Conteúdo

O conteúdo da mensagem ao pedir permissões é fundamental para o utilizador entender o que estamos a pedir e porquê. Eis algumas boas práticas de como o fazer:

  • Explicar o porquê do que estamos a solicitar. Quais são os benefícios para o utilizador? Porque faz sentido partilharem esta informação com a aplicação/entidade?
  • Não utilizar frases como “Para personalizar o serviço” ou “melhorar a experiência do utilizador”
  • Ser claro e transparente. A que informações a aplicação irá aceder e porquê?
Momento de contato

O momento em que solicitamos as permissões ao utilizador deve ser oportuno. Se for no momento errado pode gerar confusão ou diminuir o nível de confiança na aplicação.

Solicite as permissões críticas num momento inicial. Os utilizadores já esperam a necessidade de permissões de acesso, por isso se for algo importante, solicite logo.

Evite solicitar permissões totais. Especialmente se não forem imprescindíveis para a experiência inicial.

Solicite as permissões menos importante apenas na altura em que sejam necessárias e não antes. Assim, o utilizador não precisa de disponibilizar as permissões desnecessariamente.

Evite pedidos de permissões no meio de uma tarefa, especialmente se não for relacionado com a tarefa. A reação automática nestes casos é não aceitar, o que pode afetar negativamente a experiência mais tarde.

Reversão de Decisão

Muitas vezes os utilizadores podem não conceder certas permissões inicialmente. No entanto, mais tarde poderá ser necessário conseguir rever, ou alterar essa permissão para que o utilizador possa conseguir realizar alguma tarefa na aplicação.

De forma a evitar uma experiência negativa, não deve apresentar uma mensagem de erro, mas sim seguir as indicações abaixo:

  • Relembrar o utilizador da sua decisão inicial e indicar como pode alterar a permissão.
  • Os utilizadores podem ter dificuldade em encontrar a localização correta para alterar as permissões nas definições do dispositivo. Para facilitar esta operação deverá ser apresentado um botão que os conduza à funcionalidade necessária.

Fontes e Recursos adicionais: