Componentes da Interface

Notificações

Todos os dias, os utilizadores são confrontados com inúmeras notificações inúteis que os interrompem ou distraem das suas tarefas diárias, o que pode tornar a aplicação muito incomodativa.

Num estudo efetuado em 2014 pela App Iterate, conclui-se que a razão principal pela qual as pessoas desinstalam aplicações são notificações incomodativas (71% dos utilizadores entrevistados).

Razões principais para desinstalar uma aplicação

Envie notificações apenas se achar que são úteis para o utilizador. Algumas boas práticas quando se trata de notificações são:

  • Não devem ser enviadas notificações apenas com o propósito de atrair o utilizador à aplicação.
  • Validar que a mensagem é clara e percetível. Independentemente do conteúdo da notificação, a linguagem escrita e visual deve abordar o utilizador de forma que ele entenda.
  • Apresentar conteúdo de acordo com os gostos pessoais do utilizador ou com o seu perfil de utilização. Independentemente da frequência com que utilizam a aplicação, os utilizadores apreciam conteúdo que é diretamente relacionado com os seus gostos pessoais.
  • Evitar enviar notificações aos utilizadores em alturas impróprias. Nenhum utilizador gosta de ser acordado com uma notificação a meio da noite. Sempre que possível, enviar as notificações no fuso horário atual do utilizador.