Formulários
-
Boas Práticas Gerais
-
Componentes da Interface
Componentes da Interface
Formulários
Facilidade de Interação
Os utilizadores devem conseguir preencher um formulário de forma rápida e simples.
Há dois fatores principais que influenciam a facilidade de se completar ou não o preenchimento de um formulário:
- Perceção de complexidade - quanto mais complexo um formulário parece, menores serão as probabilidades de um utilizador completar o preenchimento de um formulário.
- Esforço de interação - o nível de esforço na interação com o formulário tem um grande impacto no seu preenchimento. Se o utilizador, por exemplo, tem dificuldade em conseguir introduzir a informação, entender a pergunta ou em entender mensagens de erro, maior será a taxa de abandono de preenchimento do formulário.
Número de campos
Sempre que possível deveremos reduzir o número de campos a preencher para o mínimo possível. Não deveremos pedir ao utilizador maior esforço do que o estritamente necessário.
Por vezes há alguma informação que só vamos precisar quando o utilizador quiser efetuar uma tarefa específica. Pelo que poderá só fazer sentido pedir essa informação apenas quando o utilizador inicia essa tarefa.
Apresentar teclado apropriado
O preenchimento de um campo num dispositivo móvel é uma tarefa complexa. Sempre que possível, deve ser apresentado ao utilizador um teclado adequado ao conteúdo a preencher:




Serviços de localização
No preenchimento da morada do utilizador, uma boa prática deve ser, permitir que o utilizador pré-selecione a sua localização com base na sua georreferenciação, o que permitirá o preenchimento automático desse campo. Usando, por exemplo, a API do Google Places, é possível apresentar uma solução híbrida que ajuda a resolver questões de georreferenciação imprecisas.

Autenticação biométrica
Um dos maiores problemas do utilizador é tentar lembrar-se da sua palavra passe. Hoje em dia, já é possível realizar a autenticação usando a impressão digital ou reconhecimento facial.

Esta opção deverá apenas ser usada com autorização do utilizador, uma vez que o utilizador poderá não querer utilizar este sistema de autenticação.
Câmara fotográfica
Hoje em dia já é possível utilizar a câmara fotográfica do dispositivo móvel de forma a digitalizar os dados do utilizador e assim preencher os dados automaticamente.

Sempre que possível, esta opção deve ser explorada para ajudar a reduzir o tempo e o esforço necessário por parte do utilizador para preencher um formulário. Esta solução, embora muito prática, ainda pode apresentar alguma taxa de erro pelo que o utilizador deverá sempre ter a opção de conseguir editar os campos, para que possa corrigir alguma informação que esteja errada.
Voz
Com o desenvolvimento de reconhecimento de voz em dispositivos móveis, cada vez mais é comum haver a possibilidade de completar tarefas utilizando comandos de voz. Esta opção poderá ser uma grande ajuda para um cidadão que tenha dificuldades de visão ou mesmo de literacia digital reduzida.


É preciso ter atenção que esta opção não irá funcionar em todos os casos, porque o reconhecimento de voz ainda é limitado, principalmente em línguas menos comuns, como é o caso do Português de Portugal.
Este website utiliza cookies. Ao continuar a navegação está a aceitar a sua utilização.
Caso pretenda saber mais, consulte a nossa política de privacidade.