Componentes da Interface

Cache ou conteúdos offline

Devido à mobilidade dos utilizadores na utilização dispositivos móveis, há muitas ocasiões em que a velocidade de ligação a dados móveis pode variar ou mesmo desaparecer. Nestas situações poderá ser muito frustrante para utilizador, que esteja a meio de uma tarefa, não conseguir completá-la por não ter ligação de dados móveis (por exemplo: a preencher um formulário).

Sempre que possível é recomendada a disponibilização de algumas funcionalidades base em modo offline. Abaixo apresentamos alguns casos onde poderá fazer sentido:

Formulários

Sempre que seja necessário um utilizador preencher um formulário e desde que não haja conflitos sobre questões de segurança (por exemplo: sessões), é recomendável guardar os dados preenchidos para que o utilizador consiga terminar o preenchimento do formulário, mesmo se falhar a ligação de dados móveis. Uma outra alternativa é guardar os dados para mais tarde, quando o utilizador tiver novamente ligação a dados móveis, conseguir continuar o preenchimento do formulário no mesmo ponto.

Exploração da aplicação

Em alguns casos, poderá fazer sentido o utilizador conseguir navegar pelos conteúdos da aplicação, mesmo quando está sem dados móveis. Quando for caso disso, recomenda-se reduzir as funcionalidades disponíveis e indicar sempre visualmente através de botões que se encontra em estado offline (isto é, sem dados móveis) ou apresentando uma notificação de funcionalidades reduzidas.

Documentação

Se a aplicação desenvolvida disponibilizar documentação ao utilizador, essa documentação deverá poder ser consultada mesmo sem dados móveis. Nestes casos deverá ser apresentada, ao utilizador, a opção de poder escolher quais os documentos que pretende “descarregar” para consulta offline.

Utilidades

Caso a aplicação tenha funcionalidades que façam sentido continuar disponíveis sem dados móveis (por exemplo, tirar fotografias ou digitalizar documentos), recomenda-se disponibilizar apenas as funcionalidades necessárias e não todas as funcionalidades da aplicação. A necessidade de armazenamento interno do dispositivo para os dados irá crescer à medida que se pretendam disponibilizar mais funcionalidades em modo offline.