Componentes da Interface

Botões primários de Call-to-Action

A melhor forma de ajudar o utilizador a conseguir completar uma determinada tarefa é apresentar indicadores de como interagir com a aplicação. Os botões primários conhecidos como call-to-action são considerados a melhor opção. No entanto, para uma call-to-action conseguir funcionar bem como ajuda para o utilizador, deverão ser seguidas as seguintes boas práticas.

Tamanho e Cor

O botão de ação principal deverá ter sempre destaque relativo aos restantes elementos da página. Um tamanho maior indica que é o elemento mais relevante e uma cor que contrasta com os restantes elementos da página permite chamar mais a atenção do utilizador.

Figura 39 – Exemplo de call-to-action com destaque relativo aos restantes elementos

O call-to-action principal é normalmente associado à opção de avançar para o próximo passo numa tarefa ou então terminar uma tarefa, por isso é aconselhável a sua apresentação no final do conteúdo da página conforme a figura abaixo.

Figura 40- Exemplo de call-to-action que está no fundo da página e mantém-se fixo

Nos casos em que o conteúdo da página exige scroll, o call-to-action deverá ser apresentado no fundo da página de forma sobreposta ao seu conteúdo. O botão deverá manter-se sempre na mesma posição, mesmo quando efetuar scroll. Desta forma, a ação principal estará sempre disponível para o utilizador.